ANS implanta lei para planos de saúde disponibilizar medicação para os segurados gratuitamente

No dia 02 de janeiro de 2014 a Agência Nacional de Saúde (ANS) anunciou mudanças para os planos de saúde

Nessas alterações decretou que toda operadora deve disponibilizar gratuitamente a medicação oral para o tratamento de 31 tipos de câncer. De acordo com a ANS a nova medida favoreceu cerca de 10 mil pessoas que já usufrui da entrega dos remédios.

Com intenções de melhorar e complementar a norma imposta no inicio do ano a entidade apresentou, no último dia 12 de maio, a prescrição de número 12.880/2013, visando à entrega de remédio para controle dos efeitos colaterais e adjuvantes relacionados ao tratamento quimioterápico oral ou venoso contra o câncer, acrescentando, também, o direito de procedimentos radioterápicos e hemoterapia.

A determinação informa que são oitos grupos de medicamentos disponibilizados para uso domiciliar e as terapias atendidas são as seguintes: anemia com estimuladores da eritopoise, tratamento de infecções, diarreia, dor neuropática, náusea e vômito, neutropenia com fatores de crescimento de colônias de granulócitos, rash cutâneo e tromboembolismo.

A ação tem como uma das principais intenções, diminuir os casos de internações, pelo desconforto e mal estar que a quimioterapia causa assim o atendimento hospitalar será reduzido e o paciente consegue fazer o seu tratamento todo em casa.

Operadoras

Para a FenaSaúde, entidade que reúne operadoras de planos de saúde, informa que os impacto financeiro só poderá ser medido a partir do próximo ano. Já que a medida só prevaleceu no ano de 2014