Beneficiários de plano de saúde deverão ter Cartão Nacional saude

De acordo com a Resolução Normativa nº 250 de 2011, o Cartão Nacional de Saúde (CNS) será obrigatório para os atendimento pelo Sistema Único de Saúde (CNS) a partir desta quinta-feira (1

E também para beneficiários de planos de saúde, a partir de 5 de junho.

O uso do CNS por todos os cidadãos brasileiros é uma estratégia para integrar os cadastros do SUS e da Saúde Suplementar, proporcionando melhorias na gestão da saúde no País e criando o registro eletrônico único nas bases de dados dos hospitais públicos e privados, bem como nos planos de saúde.

Em nota, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) esclarece que nenhum beneficiário de plano de saúde poderá ter seu atendimento negado caso não tenha ainda o CNS. Da mesma forma, nenhum beneficiário poderá ter seu plano de saúde cancelado devido à ausência do número do CNS.

As operadoras de planos de saúde deverão informar à ANS, até 5 de junho, os números do CNS de seus beneficiários, conforme previsto na resolução normativa. O Ministério da Saúde e a ANS criarão meios eletrônicos para facilitar que as operadoras façam o registro dos seus beneficiários.

Fonte: Agência Nacional de Saúde Suplementar