Ferramenta online permite que beneficiários comparem e avaliem planos de saúde

Dados das operadoras estão em site da ANS. Canal também disponibiliza a lista de planos com as vendas suspensas pela agência

Desde a última quinta-feira (13), o consumidor pode consultar os dados sobre o desempenho das operadoras de planos de saúde através da internet, na página da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). De acordo com o presidente interino da agência, André Longo, a ferramenta – chamada Espaço da Qualidade – visa a dar mais informações ao consumidor na hora de contratar um plano de saúde.

“Os consumidores vão poder buscar os melhores produtos com mais transparência. São 33 indicadores com notas que vão facilitar a escolha desses beneficiários. É possível também comparar uma operadora com a outra”, explicou Longo.

O presidente interino também antecipou que será lançado um guia com dados específicos sobre o desempenho das operadoras por região. O Espaço da Qualidade traz ainda a lista dos operadoras suspensas de vender planos e demais produtos.

Na manhã desta quinta, a ANS também divulgou o resultado do Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS), que avalia as condições e a qualidade da prestação de serviço das operadoras de planos de saúde médico-hospitalar e odontológico.

O estudo mostrou um aumento de 53% no número de operadoras de planos de saúde consideradas “boas” ou “muito boas”. Das 1.239 empresas avaliadas, 735 foram classificadas nos dois melhores níveis de pontuação.Agência Brasil