Planos de Saude Todos AquiFale com um consultor

Reajuste de plano de saúde ocorre a partir de maio, com mesmo modelo de cálculo

SÃO PAULO - A partir de maio deste ano, os planos de saúde individuais novos - contratados a partir de 2 de janeiro de 1999 - serão reajustados. Será utilizado o mesmo modelo de cálculo dos anos anteriores, ou seja, segundo a média do reajuste coletivo.

Os estudos referentes à metodologia de apuração do reajuste, desenvolvidos pela Câmara e Grupo Técnicos de Reajuste, foram finalizados pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), informou a agência nesta sexta-feira (17).

Regionalização do índice
Segundo a Agência, foram desenvolvidos vários estudos com o objetivo de encontrar uma nova metodologia para o reajuste. Foi considerada também a regionalização do índice, baseada no modelo atual.

Porém, não se chegou a um novo modelo e os estudos deverão continuar. No caso de uma possível regionalização do índice, acredita-se que esse modelo acarretaria elevada diferença entre as regiões, diz a ANS, “onerando especialmente as de menor poder aquisitivo”.

Agentes envolvidos nos estudos
Os estudos realizados contaram com a participação de representantes do setor de saúde suplementar, órgãos de defesa do consumidor, ministérios da Fazenda, da Saúde e da Previdência Social, além da Secretaria de Direito Econômico, do Ministério da Justiça.

É possível encontrar todo o material desenvolvido durante os encontros das entidades, inclusive a nota sobre o relatório dos estudos realizados. Basta acessar o espaço “Participação da Sociedade /Câmaras e Grupos Técnicos”, no site da ANS (www.ans.gov.br).

“A autorização abrange os contratos individuais/familiares médico-hospitalares, com ou sem cobertura odontológica, vigentes a partir da Lei 9656 de 1998 ou a ela adaptados”, diz a ANS.
infomoney