Planos de Saude Todos AquiFale com um consultor

Plano de Saúde para idoso até 63% menor

Operadoras vão vender planos especiais com mensalidades que diminuem quando o usuário fica mais velho.

Um dos piores temores dos usuários de planos de saúde é não poder mais pagar as mensalidades quando for idoso. Para cobrir os gastos por conta do aumento da utilização do plano, as operadoras são autorizadas pelo governo a reajustar os valores quando o usuário muda de faixa etária.

Deste modo, os idosos com mais de 60 anos, geralmente já aposentados, pagam mensalidades bem mais caras que os usuários mais jovens e têm direito aos mesmos serviços.

Para amenizar o impacto do reajuste progressivo, as operadoras de saúde vão lançar planos que permitem o planejamento de parcelas com valor até 63% menor quando o usuário tiver mais de 65 anos.
O novo modelo já foi aprovado na ANS (Agência Nacional de Saúde) e está em análise na área econômica do governo porque envolve regras de capitalização de recursos, similar à previdência privada.

“O novo modelo permite que o usuário pague bem menos pelo plano de saúde, justamente na fase da vida em que mais vai precisar. Aos 65 anos, atualmente, ele compromete uma parcela significativa da aposentadoria no pagamento do plano. Muitos nem conseguem mais pagar”, disse José Cechin, diretor-executivo da FenaSaúde (Federação Nacional de Saúde Complementar).

Financiamento/De acordo com o executivo da FenaSaúde, o usuário poderá pagar um percentual do valor da mensalidade enquanto é mais novo para financiar, no futuro, mais de 50% do valor do plano.
“O valor extra não vai pesar tanto porque ele está no auge da sua capacidade produtiva. Em contrapartida, o desconto de 63% nas mensalidades quando ele tiver 65 anos darão uma segurança muito grande, porque ele poderá pagar a fatura comprometendo uma parte menor da aposentadoria”, disse.