Santa Marcelina inicia readequação do pronto-socorro

Convênio para compra de equipamentos foi assinado, plano de reformas está concluído e propostas de melhoria da gestão já estão em discussão .

O Hospital Santa Marcelina começa a receber neste mês as verbas do Ministério da Saúde para a readequação do pronto-socorro (PS). O convênio para compra de equipamentos jê foi assinado no final de dezembro e o que prevê a reforma das instalações está em análise no Ministério da Saúde. Ambos fazem parte das ações do S.O.S Emergências, estratégia lançada para qualificar a gestão e melhorar o atendimento prestado a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) nessa área.

Com as reformas, os prontos-socorros cirúrgico, clínico e pediátrico ganharão uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com 14 leitos, além de uma UTI especializada – com sete leitos coronarianos e sete para casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC) -, salas de estabilização e de isolamento, e duas enfermarias com um total de 23 leitos para abrigar os pacientes já tratados pelo pronto-socorro, mas que ainda requerem cuidados hospitalares. Serão destinados R$ 3 milhões para as reformas e compra de equipamentos. A estratégia prevê ainda recursos para os novos leitos e R$ 300 mil mensais de custeio.

“Essas adequações vão melhorar as condições de trabalho, garantindo atendimento mais eficiente e humano aos pacientes”, frisou a irmã Monique Bourget, diretora técnica do hospital.

O S.O.S Emergências aposta ainda em melhorar a gestão do PS com a implantação da classificação de risco, protocolos clínicos e controle do fluxo de pacientes. Esses instrumentos vão garantir o atendimento prioritário aos casos mais graves e possibilitam a padronização de procedimentos a serem adotados por cada profissional, de acordo com o diagnóstico ou o conjunto de sintomas apresentados ao dar entrada na unidade.

ESTRATÉGIA- O S.O.S Emergências, ação executada em parceria com estados e municípios, criou em cada um dos hospitais um Núcleo de Acesso e Qualidade Hospitalar (NAQH), com objetivo de diagnosticar os problemas e implantar soluções.

Em até um ano, o núcleo pretende viabilizar - numa parceria entre Ministério da Saúde, Estado e/ou Município - a criação de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) próxima ao Hospital Santa Marcelina, para atender aos casos de menor complexidade.

MUDANÇAS - Com previsão de concluir seu plano de ação neste mês janeiro, o núcleo do Hospital Santa Marcelina já levantou a quantidade de leitos necessários para atender pacientes do pronto-socorro. Com o S.O.S Emergências, esses leitos receberão diárias bem maiores que as atuais. Ao todo, serão qualificados 148 leitos já existentes e instalados 35 leitos novos com recursos federais. Para UTI, serão qualificados 22 leitos e criados outros 28.

O hospital também criará um núcleo interno de regulação para controlar o fluxo de pacientes desde a entrada no PS até sua transferência para outros setores ou até a inclusão deste paciente no programa Melhor em Casa. A regulação permitirá controlar indicadores e aprimorar cada etapa do atendimento.

fonte: portal da suade