PERGUNTAS FREQUENTES


Plano pessoa fisica

O reajuste anual é controlado pela Ans (Agência Nacional de Saúde). Algumas operadoras não vendem essa modalidade de plano por essa razão.


Plano coletivo por entidade de classe

Nesse plano o titular precisa ter vinculo com um sindicato ou entidade de classe conforme sua profissão ou formação.


Plano empresarial

Os valores são menores, tem mais opções de compra e se o cnpj for de empresario individual precisa ter pelo menos 6 meses de aberto.


Coparticipação

Tem mensalidade menor, mas é cobrada uma pequena taxa por procedimento realizado. Alguns planos tem a opção de copartipação PARCIAL onde é feita essa cobrança somente para terapias e nos demais procedimentos não é cobrado. Verifique no item Regras de Coparticipação do plano os procedimentos que são cobrados e os valores.


Internação

Nos planos marcados com o colchete [E] a internação é em enfermaria (quarto com dois ou mais leitos) e nos planos marcados com [A] a internação é em apartamento (quarto particular)


Prazos de carências

É o tempo de espera que após contratar o plano de saúde tem que aguardar para ter direito as coberturas. De uma forma genérica e resumida os prazos na maioria das operadoras são:

24 horas: Atendimento de urgência

30 dias: Consultas e exames simples

6 meses: Exames especiais, internação e cirurgia

10 meses: Parto

24 meses: Cirurgias ou tratamentos de alta complexidade para doenças ou lesões pré existente.


Redução de carências

Verifique no plano o item Carências, tem um quadro com os prazos normais e a redução que o plano oferece para quem tem plano anterior ativo ou cancelado recentemente


Reajuste anual

No plano coletivo por adesão e empresarial o reajuste anual é conforme a sinistralidade da operadora, no plano pessoa fisica o reajuste anual é no mês de aniversario do contrato e segue o indice abaixo determinado pela Ans (Agência Nacional de Saúde).

Ano 2023: 9,63%

Ano 2022: 15,5 %

Ano 2021: -8,19 %

Ano 2020: 8,14 %


Últimas noticias

∎ Amil informa a suspensão das vendas por tempo indeterminado dos planos categoria pessoa fisica e coletivos por adesão a partir de 01/03/2024

∎ Unimed Nacional anuncia a suspensão das vendas dos planos coletivos por adesao e empresarial a partir de 01/03/2024. Segundo a operadora, será retomada as vendas daqui a 60 dias para reformulação dos planos