GLOSSÁRIO MÉDICO

▸Acupuntura ┃ Método de tratamento chamado complementar de acordo com a nova terminologia da Organização Mundial da Saúde (OMS).

▸Alergia e Imunologia ┃ Doença alérgicas e do sistema imunitário.

▸Angiologia ┃ Doenças do aparelho circulatório.

▸Cardiologia ┃ Doenças relacionadas com o coração.

▸Clínica Médica ┃ Tratamento de doenças em geral, encaminhamento a especialistas quando necessário.

▸Coloproctologia ┃ Problemas no intestino grosso (cólon), doenças do reto e ânus.

▸Dermatologia ┃ Pele e suas doenças.

▸Endocrinologia e Metabologia ┃ Tratamento de glândulas.

▸Endoscopia ┃ Estudo dos mecanismo fisiopatológicos, diagnóstico e tratamento de enfermidades passíveis de abordagem por procedimentos cirúrgicos.

▸Gastroenterologia ┃ Tratamento do aparelho digestivo.

▸Geriatria ┃ Estudo das doenças do idoso.

▸Ginecologia e Obstetrícia ┃ Sistema reprodutor feminino.

▸Hematologia e Hemoterapia ┃ Estudos dos elementos figurados do sangue ( hemácias, leucócitos, plaquetas) e produção desses elementos nos órgãos hematopoiéticos (medula óssea, baço, linfonodos)

▸Homeopatia ┃ Prática médica baseada na Lei dos Semelhantes.

▸Infectologia ┃ Estudo das causas e tratamentos de infecções (causadas por vírus, bactérias e fungos)

▸Mastologia ┃ Doença da mama.

▸Medicina Preventiva e Social ┃ Atua na prevenção de doenças.

▸Nefrologia ┃ Doenças do rim, como insuficiência renal.

▸Neonatologia ┃ Ramos da Pediatria que estuda e cuida dos recémnascidos, do nascimento até os 28 dais de idade.

▸Neurocirurgia ┃ Tratamento de doenças cerebrais.

▸Neurocirurgia ┃ Atua no tratamento de doenças do sistema nervoso central e periférico passíveis de abordagem cirúrgica.

▸Neurologia ┃ Tratamento ambulatorial de doenças do cérebro.

▸Nutrologia ┃ Distúrbios e doenças do comportamento alimentar.

▸Oftalmologia ┃ Estuda e trata os distúrbios dos olhos.

▸Oncologia ┃ Tratamento de doenças tumorais ex. câncer.

▸Ortopedia ┃ Tratamento de doenças dos ossos.

▸Otorrinolaringologia ┃ Estuda e trata as doenças da orelha, nariz, seios paranasais, faringe e laringe.

▸Patologia ┃ Estudo das doenças em geral sob determinados aspectos, envolvendo ciências básicas e práticas clínica.

▸Pediatria ┃ Tratamento de crianças.

▸Pneumologia ┃ Tratamento das doenças dos pulmões.

▸Psiquiatria ┃ Tratamento das doenças nervosas.

▸Radiologia e Diagnóstico por Imagem ┃ Realização e interpretação de exames de imagem como raio x e Ressonância Magnética.

▸Radioterapia ┃ Tratamento empregado em várias doenças, especialmente o câncer, com uso de um tipo de raio X ou outra forma de energia radiante.

▸Reumatologia ┃ Tratamento das doenças músculo-articulares e doenças reumáticas.

▸Urologia ┃ Estuda os problemas do sistema urinário e do sistema reprodutor masculino.



A

▸Acidente Vascular Cerebral ┃ Conhecido pela sigla AVC. Perda súbita da função neurológica (perda de movimentos ou perda dos órgãos dos sentidos), devido a um distúrbio vascular (vaso sanguíneo) a níveis cerebrais por falta de irrigação sanguinea e/ou por ruptura do vaso. Conhecido popularmente por Derrame.

▸AIDS ┃ Sigla em inglês da Síndrome de Deficiência Imunológica Adquirida (SIDA). Causada pelo vírus de imunodeficiência humana (HIV), cuja transmissão é feita através do contato com sangue (transfusão e uso de drogas injetáveis na veia) e relações sexuais sem proteção (camisinha).

▸Alergia ┃ Sensibilidade exagerada do indivíduo a determinadas substâncias ou a agentes físicos. ( atopia, anafilaxia )

▸Ansiedade ┃ Termo usado para a descrição da preocupação ou antecipação de eventos envolvendo perigo ou inoportuno.

▸Artrite ┃ Inflamação dos tecidos das articulações.

▸Asma brônquica ┃ Doença inflamatória crônica das vias aéreas, que resulta na redução ou até mesmo obstrução no fluxo de ar.



B

▸Bronquite ┃ Reação inflamatória dos brônquios que impede o ar de chegar aos pulmões.

▸Bursite ┃ Inflamação da bolsa serosa (bursa), geralmente próxima às articulações e às bainhas dos tendões.



C

▸Câncer ┃ Crescimento novo e anormal de um determinado tecido. Os cânceres malignos têm a propriedade de invadir e de manifestar-se em outros órgãos (metástase), enquanto que os tumores benignos não invadem outros tecidos e nem se manifestam à distância.

▸Catarata ┃ Uma perda da transparência do cristalino (lente natural do olho) de um ou ambos os olhos, que prejudica a visão e pode causar cegueira.

▸Caxumba ┃ Doença infecciosa causada por um paramixovírus, contraída pelo contato direto com saliva infectada, que compromete as glândulas salivares. Geralmente vista em crianças abaixo de 15 anos de idade, mas também pode ocorrer com os adultos. (Parotidite)

▸Cistite ┃ Inflamação da bexiga urinária.

▸Colesterol ┃ veja dislipidemia

▸Colite ┃ Inflamação do Cólon (intestino grosso).

▸Convulsão ┃ Contração violenta ou uma série de contrações rápidas e involuntárias dos músculos esqueléticos, podendo haver perda da consciência.

▸Coqueluche ┃ Infecção respiratória causada pela BORDETELLA PERTUSSIS e caracterizada por crises de tosse (tosse comprida)



D

▸Dengue ┃ Doença aguda caracterizada por febre, mal estar, dor de cabeça, às vezes com manchas na pele, dor muscular e nas juntas . Causada por vírus transmitido pelo mosquito infectado do gênero Aedes Aegypt. Dengue Hemorrágica: caracteriza-se por dor na barriga com manifestações de perda sanguínea (hemorrágica).

▸Depressão ┃ Estado caracterizado pela baixa do tono psicológico, com desalento, desinteresse, tristeza e estado penoso de consciência que se acompanha de cansaço fácil, insônia e às vezes falta de apetite.

▸Derrame ┃ veja Acidente Vascular Cerebral

▸Desidratação ┃ Perda de água e de sais minerais pelo organismo, ocorrendo, por exemplo, como consequência de uma diarréia.

▸Diabetes ┃ Causada por secreção insuficiente de insulina (hormônio produzido pelo pâncreas, órgão que serve para controlar os níveis de açúcar no sangue). Ela se manifesta por sede e perdas urinárias excessivas, emagrecimento e ingestão de grande quantidade de alimentos.

▸Diarréia ┃ Evacuação frequente de fezes líquidas e abundantes.

▸Difteria ┃ Infecção localizada nas mucosas (garganta) ou na pele, causada por CORYNEBACTERIUM DIPHTHERIAE, tendo como complicação a inflamação dos músculos do coração pelos nervos e outros sistemas. Previne-se através de vacina.

▸Dislipidemia ┃ Excesso de lípides (colesterol, suas frações e triglicérides) no sangue.



E

▸Edema ┃ Quantidade excessiva de líquido aquoso acumulado nos espaços entre as células, mais comum no tecido abaixo da pele. Ex. Inchaço nas pernas.

▸Enfisema ┃ Acúmulo excessivo do ar em tecidos ou órgãos. Enfisema Pulmonar: acúmulo de ar dentro dos pulmões com diminuição da capacidade respiratória.

▸Epicondilite ┃ Inflamação da inserção do tendão no epicondilo(radio), região externa do cotovelo.

▸Epilepsia ┃ veja convulsão

▸Erisipela ┃ Infecção geralmente por estreptococos que determina inflamação difusa da pele e do tecido abaixo da pele.

▸Esclerose múltipla ┃ É uma doença do sistema nervoso central, lentamente progressiva, caracterizada por placas disseminadas de desmielinização perda da capa dos nervos no cérebro e na medula espinhal com remissões e exacerbações.



F

▸Faringite ┃ Inflamação da faringe.

▸Faringite ┃ Inflamação da garganta

▸Flebite ┃ Inflamação de uma veia.

▸Foliculite ┃ Inflamação dos folículos pilosos (raiz dos pelos)



G

▸Glaucoma ┃ Aumento da pressão ocular, podendo levar a atrofia da retina e cegueira.

▸Gonorréia ┃ Doença infecto-contagiosa inflamatória da mucosa genital, transmissível pelo ato sexual, provocada pelo gonococo ( Neisseria Gonorrhoeae ).

▸Gota ┃ Inflamação aguda por depósito de cristais de Urato de Sódio (Ácido Úrico)

▸Gripe ┃ Infecção viral aguda que acomete o trato respiratório, caracterizada por inflamação da mucosa do nariz, da faringe e da conjuntiva ocular, acompanhadas por dor cabeça e dor muscular generalizada.



H

▸Hanseníase ┃ Infecção causada pelo MYCOBACTERIUM LEPRAE , caracteriza-se por manchas na pele, indolores, que podem acometer as mucosas e os nervos periféricos. Conhecida como Lepra, hoje tem tratamento e cura.

▸Hepatite ┃ Inflamação do fígado e doença hepática com alterações e/ou degeneração das células do fígado. (ver hepatite A, B e C)

▸Hepatite A ┃ Causada por vírus trasmitido através da contaminação dos alimentos e da água por fezes contaminadas.

▸Hepatite B ┃ Causada pelo vírus da hepatite B, pode ser transmitida por transfusão de sangue ou por material contaminado e por relação sexual.

▸Herpes simples ┃ Grupo de infecções agudas causadas por vírus de herpes simples Tipo 1 ou Tipo 2. Apresenta-se em forma de pequenas bolhas com líquidos na pele ou na mucosa, às vezes recidivantes. A infecção do vírus Tipo 2 prefere os genitais. Fatores facilitadores da infecção são: febre, exposição à temperatura baixa, a raios solares e estresse emocional.

▸Herpes Zoster ┃ Doença infecciosa aguda que compromete um determinado nervo de característica unilateral, caracteriza-se por bolhas agrupadas e dolorosas.

▸Hipertensão arterial ┃ Elevação, acima do normal, da pressão sanguínea dentro da rede arterial. Os níveis da pressão aceitáveis são abaixo de 139 milímetros/hg por 89 milímetros/hg.

▸Hipertrofia prostática ┃ Ampliação ou crescimento excessivo da glândula prostática que pode causar dificuldade para urinar.

▸Hordéolo ┃ Terçol, inflamação dos pelos da pálpebra.



I

▸Icterícia ┃ Manifestação clínica do derrame da bílis no sangue, caracterizada por uma coloração amarelada da pele e membranas das mucosas.

▸Infarto ┃ Área de necrose (morte celular) de um tecido, determinada pela interrupção do fluxo sanguíneo no vaso que a irriga. (Ex. Infarto do Coração, Cérebro e Rim)

▸Infecção ┃ Invasão e multiplicação nos tecidos do organismo. A infecção pode ser localizada ou generalizada (septcemia)

▸Inflamação ┃ Processo anormal caracterizado por lesão e destruição de tecidos, causada por reações químicas ou celulares, manifesta-se por sinais típicos de dor, calor, inchaço, vermelhidão e perda da função.



J

▸Joanete ┃ Saliência óssea da articulação do dedo grande do pé com o metatarso.



L

▸Labirintite ┃ Inflamação do labirinto.

▸Laringite ┃ Inflamação da laringe, caracteriza-se por secura e irritação da garganta, dificuldade para engolir, tosse e rouquidão.

▸Leucemia ┃ Doença maligna progressiva dos órgãos formadores de sangue. Caracteriza-se por um aumento do desenvolvimento dos leucócitos e de seus antecessores no sangue e medula óssea.

▸Linfedema ┃ Inchaço devido à obstrução dos vasos linfáticos.

▸Linfoma ┃ Termo genérico de várias doenças malignas (Câncer) do tecido linfóide.

▸Lombalgia ┃ Dor aguda ou crônica na região da coluna lombar.



M

▸Malária ┃ Doença causada por um protozoário. Transmitida pela picada do mosquito Anopheles, caracterizando-se por crises de febre alta, suor, calafrios e anemia.

▸Meningite ┃ Inflamação das meninges, podendo ser por infecção viral, bacteriana ou por fungos.

▸Menopausa ┃ Cessação permanente da mestruação.

▸Miíase ┃ Invasão dos tecidos vivos humanos por larvas e moscas, vulgo bicheira ou berne.

▸Mioma ┃ Tumor benigno do tecido muscular (Ex. Útero).

▸Miosite ┃ Inflamação do músculo, por processo infeccioso, por doenças imunológicas ou manifestações secundárias ao câncer.



N

▸Nefrite ┃ Inflamação do rim

▸Neoplasia ┃ Neoformação ( produção de tecido diferente do normal em determinado órgão); tumor malígno.



O

▸Obesidade ┃ Acúmulo excessivo de gordura no tecido subcutâneo e à volta de determinados órgãos internos.

▸Orquite ┃ Inflamação do testículo, caracteriza-se por dor, inchaço e sensação de peso. Pode ser de causa desconhecida ou estar associada à caxumba, gonorréia, sífilis ou tuberculose.

▸Osteoporose ┃ Redução da massa óssea levando a fraturas. A osteoporose primária pode ser de 2 tipos: osteoporose após a menopausa e a osteoporose do envelhecimento.

▸Otite ┃ Inflamação do ouvido, marcada por dor, febre, anormalidade da audição, perda auditiva, zumbido e vertigem.

▸Otorragia ┃ Hemorragia do ouvido.



P

▸Pânico ┃ Estado de ansiedade aguda extrema e de medo sem fundamento, acompanhado de desorganização da personalidade.

▸Papiloma vírus (HPV) ┃ Tumor epitelial, compreendendo verrugas, condilomas, pseudocornos cutâneos.

▸Pielonefrite ┃ Doença renal aguda caracterizada por lesão celular das papilas renais, com componente infeccioso ou vascular.

▸Pitiríase ┃ Doença de pele caracterizada pela formação de finas escamas semelhantes a farelo, de tom mais claro ou avermelhado.

▸Pneumonia ┃ Afecção pulmonar de natureza inflamatória, causada por rickétsias, vírus, bactérias, cogumelos ou de natureza alérgica.

▸Prostatite ┃ Inflamação da próstata.

▸Psoríase ┃ Dermatose crônica, com produção de manchas descamativas, disseminadas pelo corpo, com preferência por unhas, couro cabeludo, genitália, região do cotovelo e joelhos.



Q

▸Queimadura solar ┃ Traumatismo da pele, causando vermelhidão, sensibilidade cutânea e algumas vezes formação de bolhas resultantes da exposição excessiva ao sol. A reação é produzida pela radiação ultravioleta na luz solar.

▸Quimioterapia ┃ Procedimento terapêutico para os tumores, através do uso de medicamentos.



R

▸Raiva ┃ Doença infecciosa e aguda do sistema nervoso central, causada por um RABIDOVÍRUS.Geralmente disseminada pela saliva carregada de vírus de um animal infectado. Os animais que podem apresentar a raiva são: o cão, gato, morcego vampiro, gambá, lobo, guaxinim e raposa. Existe soroterapia e vacina para prevenção de mordidas, pois a raiva em sua evolução natural leva à morte.

▸Resfriado ┃ Inflamação das mucosas do aparelho respiratório, causando corisa, febre, indisposição geral. Causada por vírus (mista, bactérias ou alérgica).

▸Retocolite ulcerativa ┃ Doença inflamatória de origem desconhecida que envolve a mucosa do colo (intestino grosso). Apresenta como principais sintomas, diarréia e sangramento.

▸Reumatismo ┃ Nome genérico dado a um grupo de doenças que se manifestam por inflamação ou degeneração do tecido conjuntivo, das articulações, dos músculos e de outros órgãos.

▸Rinite ┃ Inflamação da membrana da mucosa do nariz.

▸Rubéola ┃ Doença infecciosa aguda causada por um Togavírus. Caracteriza-se por dor de garganta e febre, seguidas por aumento dos gânglios (ínguas) atrás das orelhas e pescoço e o aparecimento de uma delicada erupção na pele que começa na cabeça e espalha-se pelo corpo.



S

▸Sarampo ┃ Doença infecciosa, altamente contagiosa, causada por paramixovírus. Transmitida pela saliva, caracteriza-se por corrimento nasal, íngua cervical, mal-estar, tosse, febre e erupção cutânea.

▸Sarna ┃ Infestação por um ácaro, caracterizada por lesões na pele, coceira mais intensa à noite, acometendo as regiões das axilas, virilhas e do dorso. É contagiosa.

▸Septicemia ┃ Presença de germes ou substâncias tóxicas no sangue circulante.

▸Sífilis ┃ Doença infecciosa e contagiosa transmitida essencialmente por contato sexual. Transmissível à descendência.

▸Sinusite ┃ Processo inflamatório da membrana mucosa dos seios paranasais.



T

▸Taquicardia ┃ Aumento do número de batimentos cardíacos por minuto. Acima de 100 batimentos por minuto.

▸Tendinite ┃ Inflamação de tendão ou na inserção entre tendão e músculo.

▸Tétano ┃ Doença infecciosa causada pelo Clostridium Tetani. Ocorre frequentemente após um ferimento agudo, tal como uma perfuração ou laceração, que pode progredir para forma generalizada com contrações musculares. Pode levar à morte. Tem tratamento e vacina para prevenção.

▸Tontura ┃ Termo impreciso que pode se referir a uma sensação de desorientação espacial, movimento do ambiente ou sensação de cabeça leve.

▸Tosse ┃ Expulsão súbita e ruidosa de ar pela boca, visando, habitualmente, a eliminação de matéria estranha nas vias aéreas.

▸Toxicomania ┃ Transtornos relacionados com abuso de substâncias. (álcool, medicamentos, cocaína, etc.)

▸Triglicérides ┃ Triglicérides veja dislipidemia

▸Trombose ┃ Formação, desenvolvimento ou presença de um coágulo sanguíneo no interior de um vaso.

▸Tuberculose ┃ Infecção provocada pelo Mycobacterium tuberculosis ou bacilo tuberculoso ou bacilo de Koch. Tende à cronicidade e pode apresentar as mais variadas manifestações e localizações (pulmões, sistema nervoso, intestino, rins, ossos, etc).

▸Tumor ┃ Crescimento anormal de um tecido



V

▸Verminose ┃ Infestação por vermes.

▸Viremia ┃ Presença de vírus no sangue.

▸Virose ┃ Doença provocada por vírus.

▸Vitiligem ┃ Afecção cutânea que se caracteriza por zonas de despigmentação, cingidas, frequentemente, por zonas mais pigmentadas; vitiligo.



Z

▸Zoster ┃ ver herpes zoster

▸Zumbido ┃ Os sons que são percebidos na ausência de qualquer fonte de zumbido externo, que pode ter a forma de zumbido, tocar de sino, clique, pulsações e outros ruídos.