Usuários de plano de saúde não precisam fazer o Cartão SUS


A responsabilidade deste cadastro é das operadoras de convênio médico, segundo ANS.

A nova exigência do Governo Federal, de que todos os cidadãos brasileiros tenham um cartão específico do SUS – Sistema Único de Saúde – está gerando algumas dúvidas entre os usuários, principalmente para quem usa plano de saúde.

Uma regra é geral: todo mundo deve ter o cartão SUS. Mas, quem tem convênio médico não precisa se preocupar com isso. O site da ANS - Agência Nacional de Saúde - informa que a responsabilidade deste cadastro é das operadoras, que vai informar os dados de cada paciente direto para o governo.

As novas regras são uma medida para integrar os cadastros do SUS e saúde complementar. E ter controle do histórico do paciente em um cadastro único que pode ser acessado de qualquer hospital, público ou particular.

O cartão também é uma forma de cobrar das empresas de planos de saúde pelo atendimento feito na rede publica. Já que o novo sistema vai identificar esse atendimento para que operadora faça o ressarcimento ao governo.

A Agência Nacional de Saúde esclarece ainda que, mesmo sem o cartão, nenhum conveniado poderá ter seu atendimento negado ou o plano de saúde cancelado.

Para quem não tem plano de saúde e ainda não fez o cartão, deve procurar uma Unidade Básica de Saúde.

O prazo para que as operadoras encaminhem os dados dos clientes é 5 de junho, mas pode ser alterado.